quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Detetor de chama por infravermelhos

O detetor de chama por infravermelhos é um pequeno dispositivo eletrónico que permite detetar fogo aberto em espaços interiores ou exteriores.



Estes detetores são especialmente adequados para detetar incêndios em líquidos e gases que não produzem fumo, bem como para incêndios de materiais que contem carbono e produzam fumo espesso.

O detetor de chamas por infravermelhos, tem a capacidade de detetar as ondas de luz /calor emitidas pelas chamas de um foco de fogo/incêndio.

detetor de chama é um sensor de grande eficiente e utilidade, este consegue detetar uma chama ou uma fonte de luz com um comprimento de onda na gama de 760nm-1100nm.



No entanto, este tipo de detetor não é capaz de detetar a chama produzida pela combustão de certos tipos de gases, dois exemplos são o gás natural e o GLP. Este sensor pode ainda apresentar falsos alarmes pelo simples facto de existirem outras fontes de luz/calor que emitem ondas na gama de deteção do sensor.

Exemplo: lâmpadas incandescentes, luz solar, ...

Como funciona:

O funcionamento do detetor de chama é muito simples, quando o sensor estiver ativo e for exposto à luz emitidas pelo fogo (dentro do comprimento das ondas especificadas) a saída digital vai alternar seu nível lógico bem como a saída analógica que vai varia o seu valor de acordo com a intensidade ou proximidade à chama.

O detetor de chama disponibiliza um pequeno potenciómetro no circuito, este permite ajustar de uma forma muito simples a sensibilidade de deteção de acordo com as necessidades. Este é ainda constituído por um comparador de tensão LM393 para filtragem de ruídos externos e 2  Led's indicadores que permitem saber se o sensor se encontra em funcionamento e qual o valor da sua saída digital.

detetor de chama por infravermelhos, capta a luz infravermelha emitida pela chama ou outra fonte de luz que tenha um comprimento de onda na gama dos 760nm-1100nm, permitindo desta saber se existe uma chama na sua proximidade.
O sensor apresentado consegue detectar a chama de um vulgar isqueiro a uma distancia até 80cm, no entanto, quanto maior for a chama maior poderá ser a distancia entre esta e o sensor.



Especificações técnicas:
  • Recetor IR de alta sensibilidade;
  • Tensão de Operação: 3,3-5v DC;
  • Corrente de Saída: 15mA;
  • Sensibilidade ajustável via potenciômetro;
  • Saída Digital e Analógica;
  • Gama de deteção: ondas de luz entre 760-1100nm;
  • Faixa de detecção: 20 cm (1v) ~ 100 cm (4.8V);
  • Ângulo de Deteção: 60º graus;
  • Gama de temperatura: -25ºC a 85ºC;
  • Led indicador de power;
  • Led indicador do estado da saída digital;
  • Comparador LM393;
  • Dimensões: 3.0 cm x 1.5 cm x 0.5 cm;
  • Peso: aproximadamente 8g.

Ligações do Sensor:
  • VCC: Pino de alimentação (3,3-5v DC);
  • GND: Pino de massa (Terra);
  • D0: Pino da saída de sinal digital;
  • A0: Pino da saída de sinal analógico.

Áreas de Aplicação:
São normalmente aplicados em armazéns industriais de grandes dimensões, refinarias de petróleo, salas de máquinas, centrais eléctricas, gráficas, armazéns de madeira, túneis de metropolitano, etc.

detetor de chama por infravermelhos tem uma ampla aplicabilidade em áreas como robótica e domótica, no desenvolvimento de projetos eletrônicos como robôs para extinção de focos de incêndio, exemplo concurso “Robô Bombeiro realizado no Instituto politécnico da Guarda”, ou na área de automação residencial onde este pode ser aplicado como sensor de monitorização de alarme de incendio, sendo que para que o mesmo possa efetuar estas operações poderão ser necessários outros componentes eletrónicos e mecânicos bem como a programação adequada do microcontrolador dotando este das capacidades de interpretar, processar os dados obtidos pelo sensor e de realizar a ação pretendida.

Precauções:
É muito importante referir que não se pode colocar o sensor muito próximo da chama, pelo simples facto da sua temperatura de trabalho máxima recomendada ser de 85°C, caso contraio este pode ser danificado se exposto a temperaturas superiores.

Este não pode ser colocado diretamente em contato com as chama, pois seria irremediavelmente danificado.

Atenção: Este sensor serve para detectar fogo, sendo que a utilização do mesmo deve respeitar todas as precauções necessárias ao manuseamento do mesmo.
A TecnoDomos não pode ser responsabilizada por quais queres danos causados durante os ensaios efectuados pelos seu leitores.

Considerações Finais:
Para projetos relacionados com a robótica e a domótica este sensor pode ser facilmente utilizado em conjunto com o microcontrolador arduino ou outros, permitindo assim implementar sistemas de detenção de incêndios de grande utilidade, eficiência e que apresentam uma boa relação ente custo e beneficio.
    

Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário