quinta-feira, 13 de julho de 2017

Notícias e Novidades: µduino o mais pequeno Arduino de Sempre

Hoje temos ao nosso alcance inúmeros sistemas programáveis de maior ou menor complexidade, capacidade e tamanho, sendo  por vezes o tamanho um dos aspetos que pode levar-nos à necessidade de pesquisa de novas soluções ou a abdicar do projeto por não ser possível a sua miniaturização.


Uma das plataformas mais conhecida e com um leque já muito grande de soluções é sem dúvida o Arduino, que apresenta placas de uma grande gama de capacidades, tamanhos e preços e que garante numa única plataforma informática a sua fácil programação e utilização.

A plataforma Arduino foi e é sem dúvida a maior responsável pela quase banalização do desenvolvimento de soluções baseadas netas plataformas programáveis que possibilitam a interação com o meio envolvente de uma forma simples, rápida e hoje a um custo incrivelmente reduzido.  

Apesar de existir uma enorme variedade de placas fáceis de programar no mercado sempre que não podemos abdicar da performance e capacidade somos levados a optar por placas por vezes muito grandes que vão impedir a miniaturização dos projetos e a sua aplicação, tendo o utilizador de se adaptar hás placas existentes ou abdicar do projeto.



O µduino vem por termo a estas limitações com o seu tamanho extremamente reduzido 12x12mm e com capacidades de um Leonardo mas cerca de 20 vezes mais pequeno, com conexão USB integrada, 20 portas I/O e muito mais faz deste uma opção para muitos projetos.

Este é sem margem de dúvida até à data o menor Arduino em tamanho mas de grande capacidade que foi concebido, sendo que existem outras placas de tamanho semelhante mas que apresentam grandes limitações ao nível das suas capacidades como são por exemplo as placas com o microcontrolador Attiny85 que apresenta apenas 6 portas de I/O.



Este surge da necessidade de se dar mais um passo em frente e levar estas plataformas a um patamar que possibilite a sua integração em projetos cada vez mais pequenos e complexos, permitindo a sua integração com tudo o tipo de sensores e atuadores em projetos tais como Drones, módulo de log GPS, pequenos sistemas de medição e monitorização, aplicações medicas como monitores de frequência cardíaca e muito mais.

Apesar de ser extremamente pequeno, o seu reduzido tamanho abre uma imensa possibilidade de projetos, fornecendo as capacidades de uma placa Arduino de tamanho normal tipo UNO, Leonardo mas no menor tamanho imaginável. Ao contrário de muitas outras placas baseadas em Arduino, o μduino usa uma separação de furos menor (1.27mm vs 2.54mm) e apesar de serem amplamente reduzidos, os fios de tamanho padrão são compatíveis e podem ser soldados e este com bastante facilidade.


Na imagem seguinte conseguimos facilmente fazer uma comparação das características físicas de alguns dos modelos da Arduino com o novo µduino.



Este nova placa é baseada no Arduino tal como o conhecemos e 100% compatível com os seus antecessores. 



Como se pode perceber a grande diferença deste em relação aos sistemas que podemos encontrar hoje no mercado está no seu tamanho, esta apresenta uma dimensão máxima de apenas 12x12mm mas, com características e capacidades de um Arduino de dimensões bem mais generosa.



Principais características:

  • Microcontrolador ATMEGA32U4; 
  • 16 / 32KB de memória Flash;
  • 1.25 / 2.5KB SRAM;
  • 512Bytes / 1KB EEPROM;
  • Ciclos de “Write/Erase” de 10 000 Flash / 100 000 EEPROM;
  • 6 Portas analógicas I/O;
  • 14 Portas digitais I/O (incluindo Rx/Tx);
  • Status LED;
  • Regulador de 5V (Aceita até 16V DC);
  • Porta de programação ICSP de 6 pinos;
  •  (load custom bootloaders, program other boards, etc)
  • Cristal de precisão de 16 MHz; (Oscilador);
  • 2 Saídas de 5V;
  • 2 Saídas de massa (GND);
  • 1 Porta de tensão de referência analógica;
  • Botão de reset;
  • Porta MicroUSB para fácil programação e prototipagem;
  • 2x orifícios de montagem (pode ser facilmente costurados em tecidos);
  • Dimensão: 12x12 mm.
      Nota: A capacidade de memória Flash, SRAM e EEPROM varia co a versão do microcontrolador.



Esta placa em linha de conta com os restantes modelos do Arduino pode ser facilmente alimentado por uma baterias ou via USB.

Vista superior:




Vista inferior:


Nota: A nomenclatura de cada uma das portas carece de confirmação


É muito importante referir que este projeto ainda não está em fase de produção, este foi desenvolvido, testado mas aguarda financiamento para avançar.
Como é sabido o Arduino é uma plataforma "open source" aberta que com uma vertente boa que é a existência no mercado de alternativas semelhantes a preços muito vantajosos mas que comprometem o desenvolvimento e lançamento de novos produtos por parte da Arduino por falta de verbas, como pode ser o caso do µduino mas que todos esperamos que isso não se venha a verificar.

Se pretender contribuir com este projeto pode fazê-lo através do link abaixo.


Links Relacionados


Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.

Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário