sexta-feira, 30 de março de 2018

Arduino – #02: Introdução à programação (Variaveis)

No último tutorial demos a conhecer a estrutura básica dos programas desenvolvidos para o Arduino hoje, vamos introduzir o conceito de variáveis, e dar a conhecer os principais tipos de variáveis usadas nos programas criados e a forma de trabalhar com as mesmas. Por fim vamos ainda conhecer as operações mais comuns que podemos realizar com as mesmas variáveis. 



Variável

Uma variável é um recurso utlizado para armazenar dados num programa. Todos dispositivos e o próprio Arduino dispõem de uma memória, e uma variável representa uma região dessa mesma memória usada para armazenar uma determinada informação. Essa informação pode ser, por exemplo, um número, um carácter ou uma sequência de texto “String”. Para podermos usar uma variável num programa do Arduino, temos que fazer a sua declaração como mostra o seguinte exemplo.

   
     int led;

Nesse caso estamos a declarar uma variável do tipo int chamada led. Em seguida iremos falar mais sobre o tipo de dado de uma variável.

Tipo de Dado das variáveis

O tipo de dado de uma variável significa, tal como o próprio nome indica, o tipo de informação que esta pode armazenar. Em muitas linguagens de programação, como o C ou C++, é obrigatório definir o tipo de dado no momento da declaração da variável, tal como vimos na declaração da variável led acima. No caso das placas Arduino que usam processador ATmega, os tipos de variáveis mais comuns utilizados são:
  • boolean: valor verdadeiro (true) ou falso (false)
  • char: um caractere
  • byte: um byte, ou sequência de 8 bits
  • int: número inteiro de 16 bits com sinal (-32768 a 32767)
  • unsigned int: número inteiro de 16 bits sem sinal (0 a 65535)
  • long: número inteiro de 16 bits com sinal (-2147483648 a 2147483647)
  • unsigned long: número inteiro de 16 bits sem sinal (0 a 4294967295)
  • float: número decimal de precisão simples (virgula flutuante)
  • double: número decimal de precisão dupla (virgula flutuante)
  • string: sequência de caracteres
  • void: tipo vazio (não tem tipo)

Para conhecer todos os tipos de dado suportados pelo Arduino, veja a seção "Data Types" na seguinte página oficial do Arduino aqui (Variáveis). 

Atribuição de valores as variáveis

Atribuir um valor a uma variável significa armazenar um valor nesta para ser utilizado posteriormente. O comando de atribuição em C/C++ é o " = " . Para atribuirmos o valor 13 à variável led que criamos acima, procedemos da seguinte forma:


    led = 13;

Quando se armazena um valor numa variável logo na sua declaração, chamamos isso de inicialização de variável. Assim, no nosso programa de exemplo “blink” temos:


    int led = 13;

O objetivo desta linha de código é dizer que o pino 13 do Arduino será utilizado para ligar o LED, ficando esta informação armazenada na variável led para ser utilizada posteriormente ao longo do programa.

Os valores fixos usados no programa, como o valor 13 referido acima, são chamados de constantes, pois, distintamente de outras variáveis, o seu valor não muda ao longo da execução do código.

Operador

Um operador é um conjunto de um ou mais caracteres que serve para atuar sobre uma ou mais variáveis ou constantes. Um exemplo muito simples de operador é o operador de adição, o " + ". Se pretendermos somar dois números e atribuir o resultado a uma variável x, fazemos o seguinte:


    x = 1 + 2;

Após executar o comando acima, a variável x irá conter o valor 3.

Cada linguagem de programação possui um conjunto de diferentes operadores. Alguns dos operadores mais comuns na linguagem C/C++ são:

Operadores aritméticos:

  • + : adição ("mais")
  • - : subtração ("menos")
  • * : multiplicação ("vezes")
  • / : divisão ("dividido por")

Operadores lógicos:

  • && : conjunção ("e")
  • || : disjunção ("ou")
  • == : igualdade ("igual a")
  • != : desigualdade ("diferente de")
  • ! : negação ("não")
  • > : "maior que"
  • < : "menor que"
  • >= : "maior ou igual a"
  • <= : "menor ou igual a"

Operadores de atribuição:

  • = : atribui um valor a uma variável, como vimos acima.
Ao longo dos tutoriais iremos nos familiarizar pouco a pouco com cada um destes operadores, no entanto não deixa de ser muito importante reter esta informação. Para uma lista completa, veja a seguinte página oficial do Arduino aqui (Operadores). 

Considerações Finais

As variáveis são elementos muito importantes no desenvolvimento dos programas sejam elas para guardar valores fixos designados de constates, ou para guardar valores dinâmicos lidos a partir de sensores ou mesmo resultados de operações.
Estes são conceitos de grande importância no desenvolvimento de programas para Arduino ou outros microcontroladores.



Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.



Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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