domingo, 15 de abril de 2018

Instalar o ATtiny85 na IDE do Arduino

Como foi referido na publicação anterior sobre a placa ATtiny85, esta não é suportada nativamente no IDE do Arduino, sendo necessárias algumas configurações extras para podemos utilizar esta no programa original do Arduino.


Apesar destas configurações serem relativamente fáceis de se fazerem, requerem alguma atenção e cuido. 

Para quem não conhece ainda o ATtiny85, este é um microcontrolador com apenas 8 pinos, que apresenta uma dimensão muito pequena, e um consumo de energia também muito pequeno e que apresenta ainda uma serie de recursos interessantes como pinos digitais, entradas analógicas, suporte a PWM, 8KB de memória flash para armazenar programas e muito mais.
Para conhecer melhor este dê uma olhadela nesta publicação “Análise do ATtiny85”.

No entanto para podemos utilizar a placa ATtiny85 na IDE do Arduino, vamos ter de realizar algumas configurações na IDE, mas antes de realizarmos estas teremos de fazer a instalação dos drivers da Digispark. 

Os passos a seguir servem para os dois tipos de placas que podemos ver na imagem (conexão USB direta e conexão micro USB).


Esta publicação foi dividida em três partes, sendo a primeira parte a Instalação do driver da Digispark, a segunda a configuração da IDE do Arduino e a terceira e ultima parte um teste prático de programação da nossa placa ATtiny85 através da IDE do Arduino.


Parte 1 – Instalação do driver da Digispark

Todos os passos que iremos ver a seguir foram realizados no Windows 7, no entanto os mesmos serão muito semelhantes em outros sistemas operativos Windows. 

Quando tentamos ligar a nossa placa ATiny85 a um USB do nosso computador obtemos o seguinte erro.



Logo antes de mais, temos de fazer Download dos drivers da placa aqui “Drivers Digispark”. Em seguida, descompactar e execute na pasta "Digistump Drivers" o arquivo Install Drivers.exe de acordo com a sua versão do sistema operativo.

Notas:
  • Para  Windows 32 bits execute o DPinst.exe
  • Para Windows 64 bits execute o DPinst64.exe
Após a instalação, entre em Painel de Controlo, Gestor de Dispositivos e confirme se o driver foi devidamente instalado tal como mostra a imagem 8 da sequência de imagens anterior.


Parte 2 – Configuração da IDE do Arduino 

Aqui vamos considerar que já tens instalada uma versão do programa do Arduino, caso contrario aceda a Arduino.cc e faça download deste e instale o mesmo. 

Deve então iniciar a IDE do Arduino e clicar no menu “Arquivo” e selecione “Preferências” e em seguida copiar para a caixa "URLs adicionais do Gestor de Placas" o seguinte link e fazer OK, como podemos ver na seguinte sequência de imagens.

“ http://digistump.com/package_digistump_index.json ”


Nota: No campo "URLs adicionais do Gestor de Placas" pode-se adicionar mais do que uma linha, caso já exista outra!

Em seguida aceder ao menu "Ferramentas" opção "Placas" selecione "Gestor de Placas…" e escolha na caixa de seleção "Tipo" a opção "Contribuído" ou simplesmente procurar na lista a entrada “Digistump AVR Boards by Digistump” e clicar no botão de instalar.



Após isto já podemos ir a “Ferramentas”, “Placa” e selecionar a placa que pretendemos que neste caso é a “Digispark (Default - 16.5mhz)”.
Em seguida ainda no menu “Ferramentas” ir a opção “Programador” e selecionar a opção “Micronucleus”.



E pronto já esta tudo instalado e configurado, já podemos começar a utilizar a nossa placa ATtiny85 na IDE do Arduino.
Sendo que a forma de carregar os programas para esta placa é um pouco diferente da maneira de carregar os programas por exemplo para as placas Uno, mas isso iremos ver já de seguida no terceiro e ultimo ponto desta publicação.

Parte 3 – Teste prático 

Neste terceiro e último ponto iremos finalmente programar a nossa aplaca ATtiny85 recorrendo ao IDE do Arduino.

Iremos programar a mesma com o exemplo mais básico o “Blink” que vai permitir piscar o LED embutido na nossa placa associado a saída 1.
Sendo que temos de alterar o código do programa Blink passado de "LED_BUILTIN" para "1" como podemos ver na sequência de imagens seguinte.


Na sequência de imagens anterior podemos observar na imagem 3 a forma como o programa é transferido para a nossa placa ATtiny85.
Sendo que em comparação com outras placas aqui apenas teremos de conectar a nossa placa ao USB quando obtivermos a seguinte informação na IDE do Arduino.



A partir do momento em que esta informação surge no ecrã dispomos apenas 60 segundos para conectar a nossa placa num conector USB do nosso computador e assim que esta estiver conectada a transferência do programa prosseguira automaticamente.

Resultado final

O LED vai piscar de acordo com o programa carregado, neste caso com intervalos de 2 segundos.


Links úteis


Ficheiros para Download

Considerações Finais
Quando pegamos neste microcontrolador pela primeira vez pode parecer complicado utilizar o mesmo através da IDE do Arduino, mas em apenas 5 minutos mais coisa menos coisa conseguimos por este a funcionar com esta IDE sem grandes dificuldades.
Está é um aplaca com grande potencialidades apesar do seu diminuto tamanho e reduzido numero de portas, mas a sua total compatibilidade com a IDE do Arduino permite-nos total liberdade.

Espero que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.


Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário