quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Arduino and electronics Basics: LDR - Light Dependent Resistor

O LDR é um componente eletrônico passivo do tipo resistência variável, mais concretamente, é uma resistência cujo seu valor varia conforme a intensidade da luz que incide sobre ele. Isto possibilita a sua utilização como sensor de luz que altera o seu estado de ativo para inativo sempre que incida ou não sobre ele energia luminosa.



A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional à quantidade de luz incidente sobre ele, isto é, enquanto este estiver exporto a uma fonte de luz, a sua resistência diminui, quando a fonte de luz apresentar uma menor intensidade ou for desligada, a sua resistência aumenta. 

Em suma na escuridão a resistência é máxima, geralmente na ordem dos mega ohms (MΩ) e quando exporto a uma fonte de Luz muito brilhante a sua resistência é mínima, geralmente na ordem das dezenas de ohms (Ω).

Como é óbvio se este componente se comporta como uma resistência variável o seu valor varia da ordem das dezenas de ohms a valores na ordem dos mega ohms de forma quase linear em linha com a variação da luz incidente sobre ele.

O símbolo do LDR é o seguinte, mas atenção que podem surgir variações:



Constituição do LDR 
Este componente é composto por um material semicondutor, o sulfeto de cádmio (CdS), ou o sulfeto de chumbo (PbS). O processo de construção de um LDR consiste na conexão do material fotossensível com os seus terminais, sendo que uma fina camada é simplesmente exposta à incidência luminosa externa.


Características do LDR
Este também é conhecido como célula fotocondutiva, ou fotoresistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais, cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo à seguinte equação.



Como já foi referido o LDR tende a apresentar uma diminuição da sua resistência ao ser exposto a uma fonte de luz. A energia luminosa faz deslocar eletrões da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes e consequentemente diminuindo a resistência. 

Com o aumento da intensidade da luz incidente no LDR, um número maior de eletrões na estrutura sofre também um aumento do seu nível de energia, devido à aquisição da energia transmitida pelos fotões. O resultado é o aumento de eletrões livres e eletrões fracamente presos ao núcleo.


Utilizações típicas do LDR 
O LDR é muito utilizado em circuitos eletrónicos onde seja necessário um sensor de luz devido ao seu baixo custo e facilidade de utilização. Por este motivo pode ser facilmente encontrado nas chamadas fotocélulas, medidores de luz, detetores de incêndio ou de fumo, controladores de iluminação, e muito mais.


Casos práticos:
  • Sistemas de iluminação pública;
  • Sistema de controlo de iluminação residencial e industrial;
  • Robótica;
  • Controlo automático de portas;
  • Alarmes;
  • Detetores de incêndio e fumos;
  • Sistemas de contagem industrial;
  • etc.
Numa utilização normal, o LDR é montado num circuito onde a resistência é convertida para tensão. A forma mais simples de o fazer é através de um circuito divisor de tensão.



Links Úteis
Considerações Finais
O LDR é um componente que há muito que faz parte do mundo dos componentes passivos, estes têm vindo a ser muito utilizados em muitos projetos devido ao seu baixo custo, fiabilidade, robustez e fácil utilização.

Este é sem dúvida um componente de grande utilidade e que apesar dos avanços nas tecnologias ainda hoje é amplamente utilizado e assim vai continuar ainda por muitos anos devido aos aspetos já referidos.

Se pretendemos um sensor de luz bom e barato nada como um LDR é sem dúvida uma boa aposta.


Esperamos que este artigo tenha sido útil e se gostaram comentem e partilhem. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário ou utilizem o formulário de contatos.


Um bom dia em nome da TecnoDomos.



Conteúdo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário